Um casal de idosos de Belo Horizonte denuncia ter perdido mais de R$ 500 mil que estavam depositados em uma conta poupança. A família das vítimas desconfia que os suspeitos utilizaram um cartão para sacar o dinheiro aos poucos.
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MG), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), alerta que os clientes de bancos devem estar atentos para lidar com indícios de golpes ou fraudes bancárias.
Veja abaixo orientações:
Procure a delegacia de polícia mais próxima e avise o que aconteceu, registrando um boletim de ocorrência;
Guarde todos os comprovantes que tiver, como extratos bancários comprovando a retirada dos valores, prints de aplicativos de mensagem ou e-mails, enfim, tudo o que possa ser útil para esclarecer o fato;
Se for aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), registre uma reclamação na Ouvidoria do INSS pelo número 135 ou através do e-mail ouvidoria@previdencia.gov.br;
Se a instituição financeira estiver cadastrada na plataforma consumidor.gov.br, registre a reclamação;
Cabe também denunciar no Procon municipal de sua cidade e no Ministério Público (Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor) local.