Acompanhada pelo triatleta francês, Alexis Hanquinquant, que será o porta-bandeira nas Paralimpíadas, a ministra usava roupa de mergulho e touca de natação. A dupla mergulhou por alguns minutos na altura da Ponte dos Inválidos, a 300 metros da Ponte Alexandre III, onde será a largada das provas de triatlo, águas abertas e paratriatlo nos Jogos.
A Paralimpíada será disputada depois da Olimpíada e começará em 28 de agosto. A Olimpíada tem Cerimônia de Abertura marcada para o dia 26. O desfile das delegações será feito em barcos pelo rio Sena.
Oudéa-Castéra banhou-se antes da prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Após dois adiamentos, devido à má qualidade da água e às eleições legislativas na França, Hidalgo remarcou seu mergulho para esta quarta-feira, 17, segundo a organização Open Swim Stars, parceira do Comitê Organizador Paris 2024.
Depois de vários resultados negativos sobre a qualidade da água do Sena, fruto de uma primavera e início de verão anormalmente chuvosos e pouco ensolarados, as autoridades locais anunciaram na sexta-feira que os parâmetros ficaram dentro dos limites autorizados para a competição.
Os maus resultados da qualidade da água e o elevado caudal do rio provocaram vários adiamentos dos ensaios da cerimónia de abertura dos Jogos, marcada para 26 de julho com desfile ao longo do Sena.
As provas de triatlo estão marcadas para os dias 30 e 31 de julho e 5 de agosto, enquanto as competições de águas abertas ocorrem nos dias 8 e 9 de agosto. Já o paratriatlo está previsto para 1 e 2 de setembro.