Bloqueio de países ao frango brasileiro pode deixar ave mais barata no Brasil?
Por Rádio Interativa 87,9 FM
Publicado em 17/05/2025 10:45
Política

Diversos países importadores de carne de frango brasileira suspenderam temporariamente suas compras. A razão é o anúncio do 1° caso de gripe aviária em granja comercial feito pelo Ministério da Agricultura, nesta sexta-feira (16). Mas isso pode ser bom para o consumidor interno.

Ministério da Agricultura alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. As suspensões das exportações acontecem para evitar o risco raro de contaminação de carcaças com aves vivas nos países de destino, explicou o governo.

Com menos aves sendo mandadas para fora do Brasil, é possível que haja um aumento da oferta, o que, por sua vez, deve baixar os preços, explicaram economistas ouvidos pelo g1.

 

Mas, se isso acontecer, não deve durar muito tempo, já que a expectativa é de que os bloqueios acabem dentro de um ou dois meses, segundo eles.O frango e os ovos passaram por altas seguidas dos preços desde o início do ano. No atacado, o valor do ovo registrou uma elevação de mais de 40% em fevereiro.

O Brasil é o maior exportador do produto. A China, seu maior cliente, suspendeu as compras por 60 dias. A União Europeia e a Argentina também pausaram o consumo.

O primeiro caso de gripe aviária em granja no Brasil aconteceu no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. O estado é o terceiro maior produtor e exportador de carne de frango brasileira.

Comentários

Mais notícias