Caso de gripe aviária em MG ocorreu em propriedade que abriga aves migratórias e era 'esperado', diz governo
Segundo o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), é comum encontrar o vírus de gripe aviária em aves de vida livre. Doença foi confirmada em dois gansos e em um cisne negro silvestre mantidos em sítio.
Por Rádio Interativa 87,9 FM
Publicado em 29/05/2025 07:50
Novidades
  • O governo de Minas Gerais informou nesta quarta-feira (28), em entrevista coletiva, que o caso de gripe aviária registrado no estado já era "esperado", uma vez que ocorreu em local de conservação que abriga rotas de aves migratórias.

  • Na terça-feira, o governo decretou situação de emergência sanitária animal após a confirmação de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em aves ornamentais, criadas sem o objetivo de consumo humano.

  • Tratam-se de dois gansos e uma espécie de cisne negro silvestre, mantidos em sítio na cidade de Mateus Leme, e não em uma granja comercial.

  • O governo informou que, a partir da confirmação dos casos no estado, foram priorizadas medidas para evitar a propagação do vírus a partir dessa propriedade. O cuidado é para que a contaminação não chegue até aves comerciais.

Comentários