Reserva do Cruzeiro, Gabigol joga menos de um terço dos minutos do time no Brasileiro; veja raio-x
Atacante, que é vice-artilheiro do time na temporada, não foi acionado contra o Mirassol e tem apenas quatro jogos como titular no torneio
Por Rádio Interativa 87,9 FM
Publicado em 20/08/2025 08:46
Esporte

Tema recorrente ao longo do trabalho de Leonardo Jardim no Cruzeiro, a presença de Gabigol voltou a ser foco no empate por 1 a 1 com o Mirassol, no Brasileirão. O atacante, que não foi acionado pelo treinador, disputou menos de um terço dos minutos da equipe em campo na competição.

Titular no início da temporada, Gabigol foi de vez para o banco de reservas na terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Desde então, começou jogando somente em duas rodadas, somando 557 minutos dentro de campo, considerando os acréscimos. Em 20 rodadas, o Cruzeiro disputou 2.001 minutos, também considerando o tempo extra dos jogos.

No total, Gabigol participou efetivamente de menos de 30% do Brasileirão disputado pelo Cruzeiro. O jogador esteve à disposição em todas as rodadas, sendo acionado em 15 delas. Em média, disputou 37 minutos por partida em que esteve em campo.

Até o momento, na competição, Gabriel Barbosa tem dois gols e duas assistências, sendo que a única participação direta em gol saindo do banco foi diante do Flamengo. Ele entrou aos 43 minutos e deu a vitória por 2 a 1 ao time.

Fora isso, fez um gol contra o Mirassol (no turno), dois contra o Juventude e deu duas assistências diante do Fortaleza. Em todos esses jogos, ele começou entre os titulares.

Desde que foi para o banco de reservas com Leonardo Jardim, Gabigol participou dos cinco jogos feitos pelo time entre Sul-Americana e Copa do Brasil. Vale lembrar que o treinador usou grande parte desses jogos para observar alguns jogadores e descansar outros. A exceção foi a volta contra o CRB, nas oitavas de final, quando Gabigol foi acionado já depois dos 40 minutos da etapa final.

Reforço que chegou ao Cruzeiro em janeiro com o peso de maior contratação do ano, Gabigol começou a temporada como titula absoluto de Fernando Diniz. A situação foi mantida até o início do Brasileiro, quando Jardim optou por mudanças em meio a um início de trabalho atuações e resultados ruins.

Recentemente, o técnico português explicou que a baixa minutagem a Gabigol tem a ver com o encaixe do jogo coletivo com ele, Kaio Jorge e Matheus Pereira em campo - os dois são destaques no ano e estão na pré-lista de Carlo Ancelotti para a seleção brasileira.

- Com todos jogando ao mesmo tempo, a equipe tem três gols sofridos e um marcado. Então, é fácil dar a minha resposta. As coisas não funcionam muito bem com os três. São excelentes jogadores, mas descaracterizam, um pouco, aquilo que é o nosso jogo.

Apesar de ter figurado entre os reservas em boa parte do Brasileirão, Gabigol é o vice-artilheiro do Cruzeiro na temporada, com 11 gols em 30 jogos - ainda acumula quatro assistências. Em alguns momentos ao longo do ano, Gabi rechaçou a insatisfação com a situação no time. Uma delas foi depois do jogo contra o Juventude:

- Todos sabem que foi uma escolha muito acertada. Muito feliz no clube, na cidade, com a torcida. Sem dúvida, a cada vez que passa, meu coração vai ficando mais azul.

Minutos de Gabigol no Brasileiro

 

 

  • Cruzeiro 2x1 Mirassol – 95 minutos
  • Inter 3x0 Cruzeiro – 52 minutos
  • Cruzeiro 3x0 Bahia – 16 minutos
  • Bragantino 1x0 Cruzeiro – 50 minutos
  • Cruzeiro 2x1 Flamengo – 11 minutos
  • Sport 0x4 Cruzeiro – 32 minutos
  • Cruzeiro 0x0 Atlético – 12 minutos
  • Fortaleza 0x2 Cruzeiro – 69 minutos
  • Cruzeiro 2x1 Palmeiras – 22 minutos
  • Cruzeiro 4x1 Grêmio – 16 minutos
  • Fluminense 0x2 Cruzeiro – 10 minutos
  • Cruzeiro 4x0 Juventude – 94 minutos
  • Corinthians 0x0 Cruzeiro – 18 minutos
  • Cruzeiro 1x2 Ceará – 42 minutos
  • Cruzeiro 1x2 Santos – 18 minutos
 
Comentários