Offline

Incêndios devastam Los Angeles e Biden declara desastre nacional
Política
Publicado em 08/01/2025

A Califórnia enfrenta uma das maiores crises de incêndios florestais de sua história. Nesta quarta-feira (8), o presidente Joe Biden declarou estado de emergência na região de Los Angeles, liberando recursos federais para auxiliar no combate às chamas e na recuperação das áreas atingidas.

Os incêndios, que se alastraram rapidamente devido a fortes ventos e condições climáticas extremas, já causaram a morte de pelo menos cinco pessoas e destruíram mais de 1.100 imóveis. Cerca de 70 mil moradores foram evacuados de suas casas e 400 mil estão sem energia elétrica.

"A magnitude desta tragédia exige uma resposta rápida e coordenada", afirmou Biden em comunicado. "Estamos mobilizando todos os recursos disponíveis para apoiar os bombeiros que lutam contra as chamas e as comunidades que foram devastadas."

Além da declaração de emergência, o governo federal enviou cinco aviões-tanque para auxiliar no combate ao fogo. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, agradeceu a rápida resposta do governo federal e informou que o estado também está mobilizando todos os seus recursos para conter a situação.

A causa dos incêndios ainda está sendo investigada, mas as altas temperaturas, a baixa umidade do ar e os fortes ventos são considerados os principais fatores que contribuíram para a rápida propagação das chamas.

Comentários